Seminário PIAL – Programa Intermunicipal de Acessibilidade Local Médio Tejo

No passado dia 28 de Junho realizou-se, na sede da CIMT em Tomar, o Seminário do projeto PIAL – Programa Intermunicipal de Acessibilidade Local Médio Tejo, apoiado pelo POPH. Este projeto tem como objetivo primordial a eliminação de barreiras físicas e psicológicas, demonstrando, de forma inequívoca, a vontade da CIMT e dos seus municípios, em transformar o Médio Tejo num território acessível e inclusivo.

Dirigido aos municípios, parceiros e sociedade civil em geral, o Seminário teve como finalidade a apresentação das principais conclusões dos Estudos de Acessibilidade realizados (nas áreas urbanas de Abrantes, Rossio, Pego, Tramagal, Entroncamento, Ourém, Fátima e Tomar) e a divulgação de boas práticas / casos de sucesso.
 
O Seminário, que foi iniciado pelo Sr. Presidente do Conselho Executivo da CIMT, Dr. António Manuel Oliveira Rodrigues, foi organizado em três partes, sendo elas:

Plano Intermunicipal de Acessibilidade Local do Médio Tejo
A primeira parte teve como oradora a Eng.ª Paula Teles, da empresa m.pt, e consistiu numa breve apresentação do projeto PIAL e das principais conclusões dos planos locais de promoção da acessibilidade realizados, que incidem sobre 8 áreas urbanas do Médio Tejo e 66 edifícios públicos.
 
Acessibilidade no Desenvolvimento Municipal e Intermunicipal
A segunda parte do seminário pretendeu demonstrar que a questão da acessibilidade, mais que um direito fundamental de todos os cidadãos e uma questão social, é, ou poderá ser, uma forma de promoção da competitividade e desenvolvimento regional. Esta parte teve como oradores, o Dr. António Coelho que apresentou a Rota do Românico do Vale do Sousa, exemplo de boas práticas, e o Dr. Pedro Ribeiro da Silva, Fundador e Primeiro Membro Português da Direção da ENAT, que expôs alguns dados sobre o turismo e a acessibilidade.

Cidades, Desenho Urbano e Acessibilidade
A terceira parte teve como objetivo demonstrar dois exemplos de cidades que foram alvo de intervenções, por forma, a tornar as mesmas acessíveis a todos. Esta parte teve, igualmente, dois oradores, o Arq.º Angel Velando, que mostrou o antes e o depois da cidade espanhola de Pontevedra e o Arq.º Álvaro Andrade que descreveu o projeto realizado para Vilamoura.

 


O PIAL – Programa Intermunicipal de Acessibilidade Local Médio Tejo é um projeto de todos para todos e a participação pública, promovida pelo Seminário do passado dia 28 de Junho de 2012, torna-se essencial para o seu sucesso.

Powered by Bullraider.com